Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18936
Título: O Scratch como ferramenta de apoio ao ensino de algoritmos: uma opinião discente
Autor(es): Santos, Victor Anderson Fortunato dos
Palavras-chave: Scratch
Algoritmos
Ludicidade na Informática
Data do documento: 4-Ago-2017
Resumo: Em cursos de programação é comum encontrar turmas de Algoritmos com superlotação. Na pesquisa que foi realizada para compor este trabalho, pode-se identificar que existe um grau elevado de reprovação dentre os veteranos, fato que pode subsidiar essa superlotação. Este trabalho trata exatamente isso, ele leva em consideração o fato de que a alta taxa de reprovação pode desestimular os alunos a permanecerem no curso. E para tentar reverter o quadro de reprovação, foi sugerida a inserção do Scratch como ferramenta de apoio aos alunos, uma vez que a utilização dessa ferramenta traz a oportunidade de uma aprendizagem de maneira lúdica, opondo-se às mais tradicionais na qual os alunos apenas interagem com uma interface pouco amigável. Para amparar essa proposta, foi realizada uma pesquisa quantitativa sobre a opinião dos alunos acerca da mesma. Para tanto, foi necessária uma primeira pesquisa para identificar os problemas existentes na opinião dos alunos. Posteriormente, foi ministrada uma oficina situando o Scratch na disciplina e por fim foi realizada a última pesquisa para identificar a aceitação da ferramenta. Como resultado, obteve-se aceitação de aproximadamente 96,66% para a ferramenta, ou seja, aproximadamente 96,66% dos alunos entrevistados aceitaram a proposta.
Descrição: SANTOS, V. A. F. O Scratch como ferramenta de apoio ao ensino de algoritmos: uma opinião discente. 2017. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18936
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Victor Anderson Fortunato dos Santos.pdf4.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.