Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1896
Título: Juvenilização da EJA: percursos e perspectivas dos jovens da Escola Padre Ibiapina
Autor(es): Marinho, Maricelia Miguel de Araújo
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Juvenilização
Prática Pedagógica
Data do documento: 18-Set-2013
Resumo: O presente trabalho tem como foco central a discussão sobre o processo de juvenilização da EJA, considerando que esse tem sido um aspecto marcante nessa modalidade educativa a partir da década de 1990. O lócus da pesquisa foi a Escola Padre Ibiapina da cidade de Soledade/PB e os sujeitos foram os jovens estudantes de EJA do Ensino Fundamental da referida Escola. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos: refletir sobre o processo de juvenilização da EJA; compreender os motivos que impulsionam os jovens a buscarem a EJA e identificar que perspectivas têm esses jovens ao retornarem a Escola. A partir da temática central do trabalho buscou-se dialogar com alguns autores que discutem sobre a EJA, como: Sérgio Haddad, Maria Clara Di Pierro, Jane Paiva, Leôncio Soares, entre outros, e, com autores que estudam a temática juventude, como Paulo Carrano, Marília Sposito, Juarez Dayrell, entre outros. Desse modo, o trabalho aborda uma breve retrospectiva histórica da EJA, culminando com o processo de juvenilização dessa modalidade educativa na década de 1990, bem como, uma reflexão sobre a complexidade que envolve a categoria juventude. A partir desses aspectos são apresentados os dados empíricos da pesquisa e uma análise sobre os mesmos. A pesquisa apontou para a compreensão de que mesmo com todas as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia desses jovens, estes, ainda vislumbram a possibilidade de através da continuidade dos estudos, ingressarem no mercado de trabalho, e consequentemente melhorem de vida.
Descrição: Marinho, M. M. de A. Juvenilização da EJA: percursos e perspectivas dos jovens da Escola Padre Ibiapina. 2012. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1896
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maricelia Miguel de Araújo Marinho.pdfMaricelia Miguel de Araújo Marinho704.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.