Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18974
Título: Redes de empresas: um estudo na rede nordeste de móveis e eletros
Autor(es): Dantas Filho, Herbert Wagner
Palavras-chave: Redes de Empresas
Empresa de Móveis
Micro e Pequenas Empresas
Data do documento: 2-Ago-2017
Resumo: Considerando que a criação de redes de empresas vem tornou-se alternativa eficaz para o combate da competitividade entre as micros, pequenas, médias e grandes empresas, o presente estudo abordou tal aspecto em uma rede de empresas, a Rede Nordeste de Móveis e Eletros, situada na cidade de Campina Grande, estado da Paraíba. Optou-se por uma pesquisa de cunho descritivo e exploratório, sendo a abordagem qualitativa e a coleta de dados obtida por meio de um estudo de caso, realizada através de entrevista com alguns associados da rede. Esse roteiro de entrevista é subdividido em três partes. A partir dos dados, foi realizada a análise de conteúdo que foi necessária para cumprir com o objeto do presente estudo. Os resultados obtidos indicam que a associação de empresas em redes tem sido a melhor forma para o melhorar o desempenho das micros e pequenas empresas, inclusive, de se inserirem no contexto competitivo baseado em modelos interdependentes. Além disso, foi possível caracterizar a rede de empresas escolhida, segundo a tipologia de Grandori & Soda (1995), como uma rede burocrática. Os resultados encontrados podem servir como oportunidades de estudos futuros, visto que o contexto paraibano é pouco explorado.
Descrição: DANTAS FILHO, H. W. Redes de empresas: um estudo na rede nordeste de móveis e eletros. 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18974
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Herbert Wagner Dantas Filho.pdf5.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.