Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19009
Título: O uso do Software Luz do Saber na mediação de alunos com dificuldades em desenvolver a leitura e escrita: uma pesquisa interventiva com discentes do 3º ano do Ensino Fundamental I
Autor(es): Pereira, Josefa Jaliene Batista
Palavras-chave: Leitura e Escrita
Dificuldade de Aprendizagem
Software Educacional
Data do documento: 7-Dez-2017
Resumo: As dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita têm sido identificadas como um dos motivos que afetam na eficácia do aprendizado e na autoestima do discente. Em virtude disso, este trabalho apresenta uma pesquisa com o software luz do saber como ferramenta de apoio no desenvolvimento dessa prática. Para verificar a efetividade desse software no processo de ensino/aprendizagem, realizou-se uma intervenção no laboratório de informática, com alunos do 3º ano do ensino fundamental I, da escola Santa Mônica, situada na cidade de Itaporanga - PB. Tal investigação teve como objetivo analisar se a utilização desse recurso pode incentivar a leitura e aperfeiçoar a escrita dos alunos que apresentam resistência a realizar esse ato. A coleta de dados foi feita através da aplicação de questionários para a docente da turma bem como para seus discentes, onde eles puderam avaliar o método de ensino empregado através do software e das atividades realizadas no decorrer da mediação. Os resultados obtidos nos mostra que tal aparato cumpriu parcialmente com o seu objetivo, observamos também que os estudantes evoluíram na aprendizagem da leitura e escrita e cessaram partes de suas dificuldades, no entanto, ainda possuem algumas limitações na ortografia das palavras e na decifração de textos complexos.
Descrição: PEREIRA, J. J. B. O uso do Software Luz do Saber na mediação de alunos com dificuldades em desenvolver a leitura e escrita: uma pesquisa interventiva com discentes do 3º ano do Ensino Fundamental I. 2017. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19009
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josefa Jaliene Batista Pereira.pdf10.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.