Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19027
Título: Gestão democrática: a participação da família na escola
Autor(es): Lima, Andressa Gabrielle de Araújo
Palavras-chave: Gestão democrática
Gestão participativa
Ensino infantil
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: Por razões históricas, a escola sempre foi vista como um local para se aprender a ler, escrever e contar. Mas hoje a escola faz mais que isso. Apesar de ser dirigida por uma equipe de pessoas, a escola sempre tem atualmente um relacionamento contínuo flexível com a comunidade. A Gestão Democrática está baseada na coordenação de atitudes e ações que propõem a participação social, ou seja, a comunidade escolar, composta por: pais, responsáveis, professores, gestores, equipe pedagógica e os próprios alunos. O estudo teve como objetivo geral: analisar a importância da gestão participativa para a melhoria de ensino infantil a partir de um estudo de caso na creche Escola Municipal de Ensino Infantil Evandro Perazzo Valadares Neto - São José do Egito -PE. Para isso, teve como objetivos específicos: identificar quais as principais deficiências da educação segundo gestores e professores; entender a relação comunicativa que a creche mantém com os responsáveis dos alunos e demonstrar as dificuldades e contribuições da gestão democrática para a melhoria da educação infantil. Em relação as deficiências encontradas na educação segundo o gestor e os professores está a não participação das famílias na escola, mesmo quando são chamados por alguma razão específica. De acordo com os pais ainda falta diálogo entre a família e os professores, mesmo estes entendendo que na maioria das vezes eles poderiam melhorar ao que condiz com a educação escolar das crianças. Mesmo que gestor/professores e pais de alunos, em sua maioria, compreendam a importância de uma gestão democrática, alguns ainda não sabem sequer o que significa, necessitando assim de melhores esclarecimentos acerca deste tema na comunidade escolar.
Descrição: LIMA, A. G. A. Gestão democrática: a participação da família na escola. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19027
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andressa Gabrielle de Araújo Lima.pdf6.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.