Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19038
Título: Análise da aplicação do conceito de gamificação em um negócio real buscando a melhoria na fidelização e relacionamento de seus clientes
Autor(es): Mesquita, Ramon Salem Sartori
Palavras-chave: Recorrência de clientela
Gamificação
Fidelização de clientela
Data do documento: 14-Nov-2018
Resumo: Muitas vezes, pequenos e médios estabelecimentos comerciais são desafiados quando precisam buscar meios para ampliação do negócio, frequentemente tendo como objetivo a busca por um bom relacionamento com seus clientes, procurando, com isso, melhorar a fidelidade e a recorrência. Um meio que trás grande variedade de possibilidades estratégicas é a utilização da tecnologia, como sistemas, aplicativos, websites e etc, os tomando como base para desenvolver soluções que visam a melhoria dos mais variados fatores dentro dos negócios. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema que implementa elementos e conceitos de gamificação, aplicando tal sistema no contexto de um estabelecimento comercial, visando a melhoria do relacionamento e recorrência de seus clientes, o que chega a ser um desafio. Assim, a ferramenta desenvolvida age como aditivo estratégico objetivando contribuir na melhoria dos fatores citados. Para isso, conceitos de gamificação serão utilizados como técnica de despertamento motivacional, fazendo com que tais conceitos contribuam para que os clientes tenham mais interesse para usar e voltar a usar a plataforma, e, consequentemente, realizar compras. Dois casos foram analisados para que se pudesse observar o impacto da pesquisa. O primeiro se caracterizando pela coleta dos dados na plataforma sem gamificação e, no segundo, pela aplicação e utilização da gamificação. Os resultados gerais foram positivos, podendo chegar à conclusão que houve uma contribuição significativa, isso para que os clientes pudessem ter mais curiosidade na utilização da plataforma para realização de compras no estabelecimento. Foi observado um percentual de 47,7% de crescimento no valor de vendas, e um percentual de 41,5% de crescimento na quantidade de pedidos realizados por clientes, isso considerando a diferença entre os dois casos.
Descrição: MESQUITA, R. S. S. Análise da aplicação do conceito de gamificação em um negócio real buscando a melhoria na fidelização e relacionamento de seus clientes. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19038
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ramon Salém Sartore Mesquita.pdf8.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.