Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1904
Título: O Orientador Educacional Mediando Práticas de Leitura numa Escola Pública
Autor(es): Silva, Rosangela Maria Aureliano de Souza
Palavras-chave: Orientação educacional
Prática de leitura
Aprendizagem
Data do documento: 18-Set-2013
Resumo: O estudo aqui apresentado resultou de um estágio de Orientação Educacional, em uma escola pública de Campina Grande, na qual tivemos a oportunidade de verificar, analisar e intervir, temporariamente, no processo de aprendizagem da leitura. Para fundamentação teórica, recorremos a autores como Grispun (2001), Vasconcellos (2002), Pimenta (1995), Fusari (2000) entre outros. Adotamos a pesquisa-ação como metodologia, por meio da qual participamos ativamente dos diversos aspectos do cotidiano escolar. O trabalho está organizado de modo que, no primeiro capitulo encontramos concepções de leitura, bem como algumas estratégias para o trabalho em sala de aula com esta temática. O segundo capítulo mostra um breve histórico da Orientação Educacional, desde o perfil psicologizante do orientador, passando pelo profissional que atua com funções bem definidas, até os dias atuais, com ênfase ao seu papel de pedagogo. No terceiro, apresentamos a metodologia, a caracterização da escola, dos sujeitos, além das ações desenvolvidas. No último capítulo analisamos o resultado dessas ações. Aprendemos com nossa proposta de trabalho, que é possível a realização de um trabalho em que os sujeitos se sintam colaboradores do processo educativo.
Descrição: Silva, R. M. A. de S. O Orientador Educacional Mediando Práticas de Leitura numa Escola Pública. 2011. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1904
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosangela Maria Aureliano de Souza Silva.pdfRosangela Maria Aureliano de Souza Silva6.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.