Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19069
Título: Educação Ambiental: percepção dos alunos de uma escola pública estadual do ensino fundamental na Cidade de Patos - PB sobre o impacto causado pelo descarte inadequado de pilhas e baterias no meio ambiente
Autor(es): Souza, Joana Darc de
Palavras-chave: Educação Ambiental
Meio Ambiente
Descarte de bateria
Descarte de pilha
Data do documento: 4-Nov-2016
Resumo: A Educação Ambiental apresenta uma nova dimensão a ser incorporada ao processo educacional, trazendo discussões sobre as questões ambientais, além de valores e atitudes diante de uma nova realidade a ser construída. Ela por si só não resolvera os complexos problemas ambientais, mais pode influir decididamente para isso ao formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Com o avanço da tecnologia, o uso de aparelhos eletrônicos dependentes de pilhas e baterias está cada vez maior. Porém, os rejeitos produzidos pelo consumo desse tipo de resíduo perigoso deve ser monitorado e cuidadosamente tratado, visto que o seu descarte inadequado pode contaminar o meio ambiente e causar sérios problemas à saúde, por vezes letais. O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção que os alunos de uma Escola Publica Estadual de Ensino Fundamental na Cidade de Patos-PB possuem sobre os impactos causados pelo descarte inadequado de pilhas e baterias no meio ambiente. Trata-se de um estudo do tipo exploratório e descritivo de abordagem quantiqualitativa. A coleta dos dados foi realizada através de um questionário com 09 perguntas objetivas no período de agosto e setembro de 2016. Os dados quantitativos são apresentados em tabelas e gráficos e os qualitativos de forma descritiva sendo articulados na analise de discussão. Através dos resultados obtidos percebemos que, os alunos, em parte, são conscientes dos problemas ambientais que o descarte inadequado de pilhas e baterias causam ao meio ambiente. Ainda de acordo com os resultados realizados na pesquisa foi possível identificar que os alunos realizam atividades que contribuem para Educação Ambiental.
Descrição: SOUZA, J. D. Educação Ambiental: percepção dos alunos de uma escola pública estadual do ensino fundamental na Cidade de Patos - PB sobre o impacto causado pelo descarte inadequado de pilhas e baterias no meio ambiente. 2016. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19069
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joana Darc de Souza.pdf8.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.