Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19101
Título: O ensino aprendizagem da Libras no atendimento educacional especializado: um estudo de caso na Escola Senador Humberto Lucena
Autor(es): Silva, Samara Sousa da
Palavras-chave: Atendimento educacional
Surdos
Profissionais da educação
Data do documento: 2018
Resumo: O presente trabalho aborda as atividades desenvolvidas no Atendimento Educacional Especializado – AEE na Escola Senador Humberto Lucena que fica localizada na cidade de Dona Inês, fazendo uma análise dos pontos de vistas dos profissionais do AEE, professores, e do ponto de vista dos indivíduos que são frequentadores do atendimento, com enfoque maior nos alunos surdos. Temos como objetivo geral analisar o funcionamento do AEE, como embasamento teórico utilizaremos alguns autores como: Vygotsky (1998); Moreira (1999); Quadros (2006); Damázio (2007); entre outros. Analisamos vários dispositivos legais, tais como: LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96); Decreto nº 3.298/99 que dispõe sobre a integração da pessoa com deficiência; Lei 10.436/02 dispõe sobre a Língua de Sinais Brasileira – Libras; Decreto nº 5.626/05 que regulamenta a lei da Libras; Decreto 7.611/11 que dispõe sobre o AEE; e ainda a Lei 13.005/14 que aborda o Plano Nacional de Educação – PNE. Através desta pesquisa obtivemos alguns resultados como: constatação de como funciona o AEE naquela unidade de ensino; classificação do atendimento oferecido pelo AEE; e ainda o nível de satisfação da clientela atendida. Portanto finalizamos enfatizando a importância da elaboração desta pesquisa para a sociedade local e também fora daquela localidade, frisando que o atendimento desempenhado por aquele estabelecimento de ensino é fundamental para o desenvolvimento dos indivíduos que dele fazem uso.
Descrição: SILVA, S. S. da. O ensino aprendizagem da Libras no atendimento educacional especializado: um estudo de caso na Escola Senador Humberto Lucena. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19101
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samara Sousa da Silva.pdfPDF - Samara Sousa da Silva3.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.