Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1911
Título: Os cursos de pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba e da Pontificia Universidad Católica del Perú: projetos pedagógicos ancorados no respeito à diversidade
Autor(es): Pimenta, Carla Liege Rodrigues
Palavras-chave: Currículo
Educação Superior
Formação Docente
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como proposta verificar como atualmente as temáticas voltadas para a diversidade cultural, gênero e inclusão social, presentes nos currículos dos cursos de formação docente, encontram-se relacionados as diretrizes estabelecidas pelo atual contexto histórico cultural que norteia-se pela concepção de um mundo multicultural. A problemática da nossa pesquisa consiste em analisar como estes cursos de formação de docente estão contribuindo para futuros professores que observem a realidade heterogênea da nossa sociedade. Objetiva identificar as propostas curriculares do curso de Pedagogia da UEPB e do curso de Educação da PUCP ancorados no respeito a diferença, propostas estas relevantes para a formação inicial dos futuros profissionais da educação. A pesquisa realizada foi de cunho exploratório e descritivo, com uma abordagem qualitativa, quanto a pergunta e aos procedimentos caracteriza-se como do tipo bibliográfica, documental e etnográfica. Os dados foram coletados a partir da observação e de entrevistas com alunos do curso de Pedagogia da UEPB, buscando identificar a visão destes sobre o componente curricular voltado para a temática da diversidade. Do mesmo modo, entrevistamos alunas do curso de Educação Inicial da Faculdade de Educação da PUCP para entendermos a visão que se têm a respeito da diversidade discutida no curso de “Educación para la convivência y la paz”. Durante esta pesquisa vimos que em muitos casos a realidade brasileira se assemelha a peruana, no que se refere a emergência de formação inicial dos professores, pois nós enquanto futuros docentes temos o papel primordial para viabilizar a formação de uma consciência crítica da realidade social diversa, isto é, a escola tem uma grande responsabilidade de reproduzir a realidade histórica e cultural das sociedades que estamos inseridos, o que, por sua vez, permitirá a formação de indivíduos cujas identidades serão “ajustadas” aos seus verdadeiros pertencimentos étnicos.
Descrição: Pimenta. C. L. R. Os cursos de pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba e da Pontificia Universidad Católica del Perú: projetos pedagógicos ancorados no respeito à diversidade. 2012. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1911
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carla Liege Rodrigues Pimenta.pdfCarla Liege Rodrigues Pimenta2.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.