Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19119
Título: A política de avaliação do sistema educacional brasileiro e a regulação do trabalho docente
Autor(es): Irineu, Maria Mouriana da Silva
Palavras-chave: Políticas de avaliação
Sistema educacional brasileiro
Trabalho docente
Data do documento: 2018
Resumo: As políticas de avaliação surgiram inicialmente como um sistema de pesquisa, com o passar do tempo, tornou-se um campo complexo de conhecimentos cercado por um conjunto de interesses tanto do sistema capitalista, como também dos governos vigentes. Ante a este cenário, realizamos este estudo com o intuito de compreender, qual o papel das políticas nacional de avaliação na regulação e qualificação do trabalho docente? A partir desta indagação, temos como objetivo discutir a política de avaliação regulatória do sistema brasileiro, e suas implicações na produtividade do trabalho docente. A abordagem metodológica desta pesquisa, configura-se como sendo qualitativa em educação, inicialmente exploratória, posteriormente bibliográfica e documental, utilizamos como base teórica: Gatti (2013-2014), Assis (2016), Arroyo (1997-1999), Paro (1999), Sobrinho (2004), Hypolito (2010) e Tardifi (2014). Ante as fontes teóricas analisamos todo o processo de implantação das políticas avaliativas no Brasil e observamos os desdobramentos dos aspectos centralizadores e reguladores do Estado dentro da política avaliativa frente a produtividade do trabalho docente.
Descrição: IRINEU, M. M. da S. A política de avaliação do sistema educacional brasileiro e a regulação do trabalho docente. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19119
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Mouriana da Silva Irineu.pdfPDF - Maria Mouriana da Silva Irineu5.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.