Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19122
Título: Hábitos alimentares e produção de alimentos no sítio Pai Domingos, Lagoa Seca-PB
Autor(es): Bezerra, Bárbara Belchior
Palavras-chave: Segurança alimentar e nutricional
Agricultura familiar
Saúde pública
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: 3. O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, mas uma considerável parcela da população não tem acesso nem à quantidade mínima de alimentos necessária para garantir a sobrevivência. Nas áreas rurais estão concentradas 75% da pobreza do planeta. Com base nesses dados, foi realizado um inquérito populacional na comunidade sítio Pai Domingos, Lagoa Seca-PB, com o objetivo de analisar o perfil de consumo e de produção de alimentos e identificar os graus de (In) Segurança Alimentar, das famílias. Foram utilizados dois questionários e a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar. Foram entrevistadas 48 famílias. A renda familiar mensal de 81,25% das famílias é igual ou menor que 1 salário mínimo. O número de pessoas das famílias variou de 02 a 10 moradores, sendo que 64,58% das famílias têm menores de 18 anos. As famílias entrevistadas citaram basicamente o consumo e a produção dos mesmos alimentos, sem muita diversificação. O grau de Insegurança Alimentar, dessas famílias, foi de 95,83%; destacando-se 55% de Insegurança Alimentar Grave nas famílias com menores de 18 anos, o que pode representar o convívio com a situação real de fome. Conclui-se que, mesmo essas famílias sendo produtoras de alimentos, ainda apresentam um alto grau de insegurança alimentar, provavelmente por não utilizarem de forma adequada os recursos que possuem. Espera-se que esta pesquisa possa incentivar a realização de ações de extensão nessa comunidade, com o intuito de fortalecer a Soberania e Segurança Alimentar
Descrição: BEZERRA, B. B. Hábitos alimentares e produção de alimentos no sítio Pai Domingos, Lagoa Seca-PB. 2015. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19122
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Bárbara Belchior Bezerra_protected.pdfPDF - Bárbara Belchior Bezerra.pdf533.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.