Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19135
Título: Avaliação comparativa do estudo nutricional de hortículas cultivadas em manejo convencional e orgânico
Autor(es): Santana, Jéssica da Silva
Palavras-chave: Agricultura familiar
Sistema convencional e orgânico
Hortaliças
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: A população está cada vez mais preocupada com a qualidade dos alimentos que consome, tomando cuidado com os perigos biológicos, físicos e químicos. Um dos perigos químicos mais conhecidos quando se trata de alimento de origem vegetal são os agrotóxicos. A agricultura convencional caracteriza-se pela produção em monoculturas, com alta tecnificação e utilização em massa de fertilizantes sintéticos e agrotóxicos. O sistema de produção orgânico visa à produção de alimentos ecologicamente sustentável, economicamente viável e socialmente justa, capaz de integrar o homem ao meio ambiente. A agricultura orgânica é um sistema de produção agrícola que evita ou praticamente exclui os fertilizantes e pesticidas sintéticos. A produção de hortaliças no sistema orgânico está crescendo a cada ano que passa, em função da demanda por consumidores cada vez mais exigentes. A transição agroecológica é a passagem da maneira convencional de produzir com agrotóxicos e técnicas que agridem a natureza, para novas maneiras de fazer agricultura, com tecnologias de base ecológica e alimentos certificados. Este trabalho teve como objetivo coletar as plantas das propriedades em manejos de produção convencional e agroecológica a fim de avaliar e comparar sua composição química nutricional. As propriedades estudadas localizam-se no município de Lagoa Seca. Em uma propriedade a produção comporta hortaliças com base no sistema convencional, embora os proprietários demonstrem interesse em partir para o sistema orgânico de produção, pois, sabem de suas vantagens tanto para a saúde, como para o meio ambiente, e também suas vantagens financeiras, sequenciando a outra propriedade no sistema de produção agroecológico
Descrição: SANTANA. J. da S. Avaliação comparativa do estudo nutricional de hortículas cultivadas em manejo convencional e orgânico. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19135
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jéssica da Silva Santana_protected.pdfPDF - Jéssica da Silva Santana.pdf1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.