Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19137
Título: | Letramento como prática social: repensando o ensino de língua portuguesa |
Autor(es): | Santos, Maria da Guia dos |
Palavras-chave: | Letramento Escola Sociedade |
Data do documento: | 2018 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta reflexões sobre o letramento como prática social. Como embasamento teórico consultamos Kleiman (2005), Coppi (2016), Soares (2012), Kleiman, Ceniceros e Tinoco (2013), além de Carvalho e Mendonça (2016) e Lopes (2010), os quais pesquisam acerca dos novos estudos sobre letramento. Muito se discute sobre o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica do Brasil. No que tange ao letramento, grande parte de nossas escolas evidenciam apenas uma de suas práticas, a alfabetização. Nessa direção, a proposta de intervenção relatada em nossa pesquisa consiste em um projeto de letramento sobre “violência” em uma escola municipal, localizada no município de Pedro Régis-PB. O objetivo da abordagem do projeto no presente trabalho é evidenciar a importância da prática da leitura e da escrita no processo de aquisição do conhecimento do educando, para que aos poucos ele desenvolva a capacidade de se perceber como um agente transformador da sociedade onde vive. Diante das abordagens realizadas no trabalho acreditamos que oletramento como prática social é um fator determinante para o envolvimento do sujeito em diferentes contextos sociais. |
Descrição: | SANTOS, M. da G. dos. Letramento como prática social: repensando o ensino de língua portuguesa. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19137 |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria da Guia dos Santos.pdf | PDF - Maria da Guia dos Santos | 3.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.