Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19151
Título: O uso do brinquedo como instrumento pedagógico
Autor(es): Santos, Marcilenda Laurindo dos
Palavras-chave: Brinquedo pedagógico
Atividades lúdicas
Educação infantil
Data do documento: 2018
Resumo: Esta pesquisa de caráter qualitativo, teve o objetivo de investigar a importância do uso do brinquedo como recurso pedagógico na Educação Infantil por meio dos blocos lógicos. Buscou-se identificar como utiliza-los dentro dos conceitos geométricos para obtenção de conhecimentos dos anos iniciais do ensino infantil (Nível IV), da rede Municipal de Educação da cidade de Lagoa d’Anta/RN. O interesse pela temática se deu em razão das observações feitas durante o estágio, pois percebeu-se que os jogos eram inseridos nas aulas, entretanto, com o intuito de divertir ou distrair as crianças, sem ser considerado seu valor pedagógico. O presente estudo teve como respaldo teórico as autoras: Paschoal e Machado (2009), Souza (2014), Martins (2009), além do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) (1998), dentre outros. Esses autores cada um ao seu modo, argumentam que o uso do brinquedo atua como um instrumento pedagógico muito valioso, no sentido de estimular a concepção e a curiosidade da criança, além de permitir um contato mais harmonioso com o educador, estabelecendo assim, uma relação mais prazerosa com os objetos de estudo.
Descrição: SANTOS, M. L. dos. O uso do brinquedo como instrumento pedagógico. 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19151
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcilenda Laurindo dos Santos.pdfPDF - Marcilenda Laurindo dos Santos4.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.