Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19159
Título: A construção da identidade da criança negra nas práticas discriminatórias no ambiente escolar: representações nos livros didáticos de história e geografia do Ensino fundamental I
Autor(es): Silva, Rayanne Mayra Alves
Palavras-chave: Identidade
Criança negra
Práticas discriminatórias
Ambiente escolar
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho apresenta reflexões sobre a construção da identidade da criança negra, em práticas discriminatórias no ambiente escolar, visto que ações racistas são manifestadas no interior das escolas. Assim, é preciso que os profissionais da área de Educação possam combater qualquer tipo de preconceito racial existente na sala de aula. Para isso, os docentes devem avaliar os materiais pedagógicos e valorizar a diversidade étnico-racial e cultural presente em nossa sociedade. O objetivo primeiro desta pesquisa foi o de analisar livros didáticos do ensino fundamental I e de dar ênfase à forma como os negros estão sendo apresentados nos materiais pedagógicos, por meio de imagens e de textos, para averiguar se essa – como instrumento de estudo e de conhecimento - tem contribuindo para a construção positiva da criança negra. Quanto ao método empregado no estudo, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo (MINAYO, 2008) e bibliográfico (Gil, 2006) e utilizamos o livro didático como instrumento. Para isso, recorremos aos pressupostos teóricos de autores como Brasil (2004), Cavalleiro (2000), Rego (1998) e Munanga (2005), que tratam da construção da identidade do indivíduo no ambiente escolar com pertinência, entre outros fundamentos necessários para explicar essa temática. Os resultados apontaram que as práticas discriminatórias estão presentes nos livros didáticos e são reproduzidas pelos professores em suas atividades pedagógicas. Isso nos leva a evidenciar que os livros didáticos, quase sempre, representam os negros na condição de escravos, e isso interfere diretamente na construção identitária da criança negra, já que elas não veem referências positivas sobre seu passado histórico. Os docentes precisam ter uma nova visão e reflexão sobre os livros didáticos que estão sendo utilizados, refletir sobre isso e procurar contribuir com a construção da identidade da criança negra.
Descrição: SILVA, R. M. A. A construção da identidade da criança negra nas práticas discriminatórias no ambiente escolar: representações nos livros didáticos de história e geografia do Ensino fundamental I. 2018. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19159
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayanne Mayra Alves Silva.pdfPDF - Rayanne Mayra Alves Silva9.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.