Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1917
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brito, Ângela Vieira de | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T11:58:17Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T11:58:17Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1917 | - |
dc.description | Brito, Â. V. de. O brincar na educação infantil: subsídios para reflexão e reelaboração de práticas pedagógicas. 2012. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem o objetivo de discutir acerca do brincar no desenvolvimento das crianças. Apesar de inúmeras pesquisas sobre o referido tema, ainda há por parte de alguns profissionais da área, a resistência em não considerar, efetivamente, a brincadeira como necessária ao desenvolvimento da criança. Neste sentido, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, através de nossa própria atuação, na condição de professora estagiária, numa instituição pública de Educação Infantil, pertencente ao Estado da Paraíba, localizada na cidade de Campina Grande. Durante o estágio, percebemos a importância de se buscar entender a realidade de uma instituição de Educação Infantil, e do que é desenvolvido para atender as necessidades do público em questão. Para realizarmos a pesquisa tivemos como embasamento autores como: Brougère (2010), Maluf (2007), Oliveira (2006), bem como orientações contidas nos documentos oficiais, a exemplo do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), da Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação (2006), das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), dentre outros. Diante das observações realizadas, como também na atuação direta em sala de aula, pudemos verificar que o brincar ainda era tratado com descaso e despreparo pelos educadores daquela instituição, negando experiências enriquecedoras às crianças que frequentavam a instituição campo de pesquisa/estágio. Considerando estas informações, vimos a necessidade de se discutir, de maneira permanente e ativa, em creches e em pré-escolas, o brincar e as práticas que favorecem essa importante e necessária ação para o desenvolvimento infantil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Glória Maria Leitão de Souza Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Atividade Lúdica | pt_BR |
dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
dc.title | O brincar na educação infantil: subsídios para reflexão e reelaboração de práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ângela Vieira de Brito.pdf | Ângela Vieira de Brito | 399.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.