Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19180
Título: Cultivo do feijão-caupi [vignaunguiculata l. (walp.)] submetido à adubação foliar e rochagem
Autor(es): Araújo, José Thiago de Lima
Palavras-chave: Agroecologia
Adubação orgânica
Feijão macassar
Data do documento: 18-Out-2016
Resumo: O cultivo do feijão-caupi [Vigna unguiculata L. (Walp.)] é bastante disseminado na região nordeste, devido a sua adaptação as condições edafoclimáticas e a sua aceitação na dieta alimentar do nordestino, suas cultivares apresentam características genéticas, fisiológicas e morfológicas intrínsecas e, portanto, respondem de forma diferenciada à aplicação da adubação foliar, assim a busca de fontes naturais de adubos, tais como a rochagem e a adubação foliar com urina de vaca para o feijão-caupi proporcionando boa resposta agronômica, apresenta-se como forma de inovação e fortalecimento da economia da agricultura familiar, tornando-se assim, esta pesquisa de suma importância. Esta pesquisa objetivou estudar os componentes de cultivo do feijão-caupi submetido a rochagem e adubação foliar via urina de vaca. O experimento foi desenvolvido em condições de casa de vegetação, utilizando-se a cultivar de feijão-caupi Maratoã, o pó de rocha basáltica foi oriundo da pedreira e a urina de vaca do plantel de vacas leiteiras da Escola Agrícola Assis Chateaubriand. Foram estudados, os efeitos de 5 dosagens do pó de rocha basáltica (D1= 0 g/planta e D2 = 50 g/planta, D3 = 100 g/planta, D4 = 150 g/planta e D5 = 200 g/planta), aplicadas no solo (fundação), e de 5 dosagens do biofertilizante urina de vaca (D1 = 0 mL, D2 = 50 mL, D3 = 100 mL, D4 = 150 mL e D5 = 200 mL), aplicadas via foliar. O ensaio foi conduzido em um esquema fatorial (5x 5), disposto em um DBC, com 25 tratamentos e 4 repetições. As variáveis analisadas foram: Altura; Diâmetro; Fitomassa Fresca e Seca. - A urina de vaca nas dosagens utilizadas, não se mostrou eficiente para o crescimento e desenvolvimento do feijão-caupi; A dosagem de 150 gramas de pó de rocha é a mais viável para o cultivo do feijão caupi
Descrição: ARAÚJO, J. T. de Lima. Cultivo do feijão-caupi [vignaunguiculata l. (walp.)] submetido à adubação foliar e rochagem. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19180
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Thiago de Lima Araújo_protected.pdfPDF - José Thiago de Lima Araújo.pdf997.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.