Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19185
Título: Influência das fases da lua na biomassa da cultura do feijão-caupi no Agreste paraibano
Autor(es): Carneiro, Gustavo Lucena
Palavras-chave: Fases da lua
Condições edafoclimáticas
Agronômico
Data do documento: 21-Out-2016
Resumo: O feijão-caupi Vigna unguiculata L. está inserido na mesa nas diversas regiões do País, sendo escolha primordial na região nordeste. Dessa forma o objetivo desse trabalho é analisar o cultivo do feijão-caupi associado às diferentes fases da lua nas condições edafoclimáticas da região de Lagoa Seca-PB, para obtenção de uma produção final em quantidade e qualidade satisfatória. O experimento foi conduzido no período de maio a setembro de 2016, no Campus II da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, localizada na Cidade de Lagoa Seca-PB, região do Agreste paraibano. O recipiente utilizado foram vasos de plástico na cor preta (com capacidade de 2 kg), 35 cm de altura e largura de 24 cm. As sementes foram procedentes do Campus experimental da universidade, os vasos com as respectivas plantas. O delineamento adotado foi o inteiramente casualizados (DIC), com quatro tratamentos (Lua Nova, Lua Cheia, Lua Crescente e Lua Minguante) e cinco repetições (cada tratamento será aplicado a cinco parcelas, definido casualmente). O controle de erva daninha foi realizado diariamente e a água utilizada para irrigação era proveniente do açude localizado próximo ao experimento. Para a determinação da área foliar foram analisadas as folhas completas (cada folha composta pelos folíolos esquerdo, central e direito) aleatoriamente, com diferentes tamanhos, com três avaliações para cada tratamento. Foram avaliados o comprimento (C) e a largura (L) máximos do folíolo central, com régua milimétrica, e calculada o produto comprimento vezes largura (C×L). As variáveis de crescimento (número de folhas, diâmetro, altura de planta e área foliar), não foram influenciadas pelas diferentes fases da lua. Ao longo dos dias após a semeadura as plantas alcançaram um bom desempenho agronômico
Descrição: CARNEIRO, G. L. Influência das fases da lua na biomassa da cultura do feijão-caupi no agreste paraibano. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19185
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gustavo Lucena Carneiro_protected.pdfPDF - Gustavo Lucena Carneiro. pdf735.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.