Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19230
Título: Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino das Ciências Naturais
Autor(es): Borges, Roberval Gurjão Coutinho
Palavras-chave: Ensino de Ciências Naturais
Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC
Recursos didáticos
Jogos digitais
Data do documento: 5-Dez-2017
Resumo: As tecnologias da informação e comunicação estão nas diversas atividades no mundo de hoje. Este trabalho discute a educação considerando a influência das inovações tecnológicas, que provocam grandes desafios para novas relações e reestruturação das práticas pedagógicas. De tal modo, nós abordamos alguns conceitos e classificações das TIC, os impactos no processo de ensino- aprendizagem, especificamente, contextualizando o trabalho do professor das ciências naturais. A verificação empírica foi conduzida no segundo semestre de 2017, através de questionário estruturado e envolveu a participação de professores em 12 escolas, entre públicas e particulares, situadas na área urbana do município de Campina Grande (PB). O levantamento revelou perfis professorais distintos, respectivamente, nas escolas públicas e particulares visitadas. Nas primeiras, os professores contam com longo tempo de vínculo com a unidade de trabalho e são pós-graduados, enquanto os professores que trabalham nas escolas particulares possuem menor tempo de vínculo e são graduados recentemente. Há muitas dificuldades para o uso de softwares educacionais e aplicativos/jogos digitais, problemas que são compartilhados pela maioria das escolas pesquisadas, em contraste com o amplo acesso à Internet – apesar das queixas de perda de sinal, frequentemente nas escolas públicas. São relatadas questões recorrentes como deficiências atribuídas à formação acadêmica, problemas com infraestrutura e poucas oportunidades de capacitação para uso das tecnologias. Um achado encorajador é o uso da rede social YouTube pela imensa maioria dos professores das instituições públicas e privadas, ratificando o encantamento e a versatilidade acrescentados pela visualização e produção de vídeos.
Descrição: BORGES, R. G. C. Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino das Ciências Naturais. 2017. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19230
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberval Gurjão Coutinho Borges.pdfPDF - Roberval Gurjão Coutinho Borges18.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.