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Título: Um olhar sobre a formação inicial do Curso de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba sobre educação inclusiva
Autor(es): Santos, Daniela Pereira Batista de Paulo
Palavras-chave: Educação inclusiva
Psicologia
Projeto Pedagógico do Curso
Inclusão educacional
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: Os estudos sobre o currículo se iniciaram nos anos de 1920 nos Estados Unidos e desde então se tornaram objeto da comunidade cientifica. Partindo da importância de se estudar o currículo é que a presente pesquisa se propôs analisar como, na formação inicial do curso de Psicologia, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o currículo aborda as discussões sobre a educação inclusiva em suas ementas, componentes curriculares, objetivos e referências bibliográficas e a analisar o discurso dos discentes do curso de Psicologia. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se por ser qualitativa, tendo sido dividida em duas fases: a primeira foi referente à pesquisa documental e análise dos dois PPCs (1999 e 2016); e a segunda, a análise das falas dos discentes do curso de Psicologia da UEPB. Participaram da pesquisa cinquenta e oito discentes que cursavam entre o sexto e o décimo período. A técnica de análise dos dados utilizadas nas duas fases foi a Análise de Conteúdo, de L. Bardin (2009), através das etapas de pré-análise, descrição analítica e interpretação inferencial. A pesquisa foi aprovada pelo o Comitê de Ética da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, conforme determinação do Conselho Nacional de Saúde, por meio da RESOLUÇÃO N° 466 de 12 de dezembro de 2012. Os resultados da pesquisa na primeira fase (análise dos PPCs) indicaram que a temática é discutida de forma implícita. A análise da segunda fase (discursos dos discentes) corroborou com tal afirmativa e apontaram para o desconhecimento parcial, por parte dos discentes, sobre as Necessidades Educacionais Especiais (N.E.E.) e algumas Dificuldades de Aprendizagem. Evidenciou-se também que as Necessidades Educacionais Especiais mais conhecidas eram: Dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Discalculia e o Transtorno do Espectro Autista. Ademais, se espera que esta pesquisa possa contribuir para analisar melhor a influência das políticas de educação para o ensino superior e a promoção de mais leitura e prática direcionadas a educação inclusiva e que possibilite o pensar/refletir/discutir sobre a formação do futuro profissional da psicologia e demonstrem-se as lacunas existentes e as novas possibilidades de mudanças.
Descrição: SANTOS, D. P. B. de P. Um olhar sobre a formação inicial do Curso de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba sobre educação inclusiva. 2017. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19259
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