Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1926
Título: Brincando de faz de conta na escola: a concepção de professoras de crianças de 2 a 6 anos
Autor(es): Cruz, Katielyne da Silva Coelho
Palavras-chave: Infância
Brincadeira de faz de conta
Desenvolvimento infantil
Ação docente
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de um estudo qualitativo que teve como objetivo verificar a concepção de professoras de crianças de 2 a 6 anos, acerca da brincadeira de faz de conta. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi um questionário aplicado a cinco professoras de uma escola particular de Campina Grande-PB. A brincadeira de faz de conta sempre esteve presente na vida da criança, contribuindo para o seu processo de desenvolvimento. No entanto, apesar da importância e necessidade do faz de conta para o desenvolvimento saudável das crianças, verifica-se que elas têm tido menos tempo e incentivos para brincarem livremente, tanto na escola quanto no lar. Por isso, verifica-se a importância de estudos acerca do lugar da brincadeira de faz de conta no desenvolvimento infantil. Para a fundamentação teórica, partiu-se de uma definição do que vem a ser a brincadeira, para melhor compreensão do faz de conta. Em seguida, analisou-se a evolução da brincadeira em diferentes fases do desenvolvimento da criança, na visão de alguns autores tais como Piaget (1978 ), Vygotsky ( 1998), Oliveira ( 2002 ), Bomtempo ( 2002 ), entre outros. Dentre os pontos destacados, ressaltamos os benefícios da brincadeira de faz de conta, que proporciona à criança momentos de representação e imaginação. Diante dos resultados obtidos notamos que o entendimento da brincadeira de faz de conta precisa ser aprimorado por todas as professoras, mesmo aquelas que se aproximaram da resposta, precisam compreender bem o real significado e importância deste tipo de brincadeira para o desenvolvimento global das crianças e incluí-la em sua prática pedagógica, proporcionando mais tempo para as crianças brincarem livremente. Neste sentido é necessário favorecer, nos espaços de Educação Infantil, discussões e reflexões sobre a brincadeira de faz de conta, com a finalidade de provocar mudanças de posturas nos profissionais, que precisam entender que propiciar as crianças um momento livre para brincar, criar, imaginar e fantasiar é ajudar e estimular um desenvolvimento infantil saudável.
Descrição: Cruz, K. da S. C. Brincando de faz de conta na escola: a concepção de professoras de crianças de 2 a 6 anos. 2012. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1926
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Katielyne da Silva Coelho Cruz.pdfKatielyne da Silva Coelho Cruz464.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.