Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19284
Título: Transferência léxico-semântica: a interferência dos estrangeirismos na aquisição da língua inglesa
Autor(es): Fernandes, Maylton da Silva
Palavras-chave: Interferência
Léxico-semântica
Língua estrangeira
Data do documento: 2018
Resumo: A aquisição de línguas estrangeiras e as dificuldades em assimilar alguns pontos específicos são elementos que vêm sendo pesquisados e configuram-se motivos de indagação de muitos linguistas. Ao observar aspectos como a interferência, a interlíngua, a fossilização, e o estrangeirismo, de acordo com Maia (2009), Almeida (2001), Gass e Selinker (1983), dentre outros, é possível perceber que tais aspectos podem influenciar na compreensão de uma L2. Este trabalho tem por base pesquisas aplicadas já realizadas nessas áreas, relacionadas às principais dificuldades enfrentadas pelos aprendizes de línguas e suas possíveis implicações em sala de aula. Buscamos identificar através de um questionário aplicado em uma turma de 9º ano de uma escola pública, localizada na cidade de Curral de Cima-PB, quais possíveis transferências negativas podem acontecer por conta do uso dos estrangeirismos e empréstimos linguísticos, e como essas podem interferir ou dificultar a aquisição da língua inglesa. Para tal, nos fundamentamos nas pesquisas de Maia (2009) e de Tomé, Sousa e Faleiros (2010) sobre interferência, interlíngua e tipos de erro durante a aquisição de L2, como também em Fonseca (2014) sobre a interferência léxico-semântica. Através dos dados obtidos, identificamos um alto nível de transferência e propomos algumas formas de intervenção.
Descrição: FERNANDES, M. da S. Transferência léxico-semântica: a interferência dos estrangeirismos na aquisição da língua inglesa. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19284
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maylton da Silva Fernandes.pdfPDF - Maylton da Silva Fernandes4.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.