Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19317
Título: O projeto político pedagógico e a relação democrática na escola
Autor(es): Marques, Joelma Ferreira de Sousa
Palavras-chave: Gestão democrática
Proposta pedagógica
Escola
Data do documento: 25-Nov-2017
Resumo: A gestão democrática está baseada na coordenação de atitudes e ações que propõem a participação social da comunidade escolar, sujeito ativo em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da escola. O presente trabalho consiste de uma revisão literária abordando os diversos aspectos do Projeto Político Pedagógico e da gestão democrática que elaborados a partir da realidade escolar, utilizando a autonomia prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n° 9.394/96 (BRASIL, 1996), fortalecendo a identidade da instituição, tendo como objetivo refletir sobre a necessidade de construção coletiva da proposta pedagógica escolar. Sabendo que a escola é formada de diferentes segmentos, cumpre o papel de construção coletiva visando sempre melhorar a prática educativa. O presente trabalho tem como objetivo geral objetivo refletir sobre a necessidade de construção coletiva da proposta pedagógica escolar partindo da necessidade do comprometimento de todos demonstrando a eficácia deste documento de forma democrática como o mesmo foi organizado, uma vez que o mesmo visa melhorar o trabalho em equipe, superando os conflitos e revendo as rotinas educacionais do processo ensino-aprendizagem. O Projeto Político Pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua extensão pedagógica. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades, converte-las em metas educacionais e concretas, a decidir o que fazer para alcançar a aprendizagem, a medir os resultados atingidos e a avaliar o próprio desempenho.
Descrição: MARQUES, J. F. S. O projeto político pedagógico e a relação democrática na escola. 2017. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19317
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joelma Ferreira de Souza Marques.pdf5.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.