Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19339
Título: As dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita no 4º ano do Ensino Fundamental da E. M. E. F. Anaiza Luiz Calixto – Patos/PB
Autor(es): Santos, Maria Geovania da Silva
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Escrita
Leitura
Práticas pedagógicas
Data do documento: 18-Set-2014
Resumo: Este estudo tem como tema: As dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita no 4º ano do Ensino Fundamental da E.M.E.F. Anaiza Luiz Calixto – Patos/PB. Como objetivos desse trabalho foram selecionados: conhecer o modelo de gestão aplicada na escola campo; relatar a vivência na prática e na docência na Educação Infantil; identificar a importância da observação e da prática da docência nos anos iniciais do ensino Fundamental. Na pesquisa a abordagem utilizada foi qualitativa e quantitativa, tendo sido usado como sujeitos da pesquisa duas turmas do quarto ano do ensino fundamental e suas respectivas professoras. A pesquisa serviu para analisar a qualidade de ensino e as metodologias aplicadas e como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários a professores e os alunos. Os sujeitos envolvidos aceitaram participar das entrevistas, contribuindo assim com os resultados. Dos alunos da Turma 1, um percentual de 65% apresentaram dificuldades de leitura e de escrita e na Turma 23% tem a mesma dificuldade. Alguns têm dificuldades apenas de leitura um percentual de 6% na turma 1 e 23% na turma 2. Quanto à escrita o resultado é de 19% e 23% respectivamente. O percentual de alunos que não apresentaram nenhuma dificuldade nem na leitura nem na escrita é mínimo, apenas 10% na turma 1. Um fato importante que chama a atenção é que os alunos que iniciaram o ano letivo sem saber ler avançaram pouco no processo de aprendizagem da leitura, mesmo tendo passado um semestre estudando.
Descrição: SANTOS, M. G. S. As dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita no 4º ano do Ensino Fundamental da E. M. E. F. Anaiza Luiz Calixto – Patos/PB. 2014. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19339
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Geovania da Silva Santos.pdf10.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.