Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19347
Título: Literatura e letramento na educação infantil
Autor(es): Gerônimo, Maria Madalena
Palavras-chave: Literatura Infantil
Letramento
Educação Infantil
Data do documento: 19-Jul-2014
Resumo: O Brasil é um país com baixo índice de leitura e de domínio de suas habilidades. Motivou o estudo o seguinte questionamento: como a literatura infantil contribui no processo de letramento das crianças da Educação Infantil?O objetivo geral constituiu-se em analisar a contribuição da literatura infantil no processo de letramento das crianças da Educação Infantil. De forma específica, identificar as orientações da literatura especializada sobre o trabalho com os gêneros textuais na educação infantil e caracterizar a importância da literatura infantil no processo de letramento da criança na Educação Infantil. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza bibliográfica fundamentado nas ideias de autores como Zilberman (1998), Abramovich (1997) e Soares (2004). Constatou-se que a literatura infantil é um excelente recurso para ampliar a visão de mundo e o vocabulário infantil, despertando e aguçando a curiosidade, motivando as crianças e provocando situações de aprendizagens reais e significativas, estimulando o desenvolvimento da oralidade, do aspecto intelectual, afetivo e ampliando sua visão e leitura de mundo.
Descrição: GERÔNIMO, M. M. Literatura e letramento na educação infantil. 2014. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19347
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Madalena Gerônimo.pdf7.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.