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dc.contributor.authorNascimento, Romildo Santos-
dc.date.accessioned2019-05-13T18:44:57Z-
dc.date.available2019-05-13T18:44:57Z-
dc.date.issued2017-11-25-
dc.identifier.other21. ed. CDD 371.58-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19351-
dc.descriptionNASCIMENTO, R. S. Uma análise da opinião de professores e funcionários sobre a prática do bullying: um estudo de caso na EMEIF Mariana Nóbrega de Sousa em São José de Espinharas - PB. 2017. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA recente tragédia escolar que ocorreu no país agora em outubro de 2017, o caso do adolescente de Goiana - GO, que por sofrer com o bullying pegou a arma dos pais e matou dois colegas de classe e feriu gravemente mais cinco, inclusive deixando uma colega paraplégica, novamente chamou a atenção do país para este problema, que cada vez mais encontra-se presente nas escolas brasileiras, sejam elas públicas e ou privadas.O presente trabalho intitulado uma análise da opinião de professores e funcionários sobre a prática do bullying, têm como objetivo analisar o nível de conhecimento dos professores e funcionários sobre como identificar os casos e sobre as medidas sócio educativas que se tornaram lei e devem servir de base para resolver os problemas, tanto da vítima como do agressor. Para a realização desse trabalho foi realizado além da pesquisa bibliográfica, um trabalho de campo, para aplicar os questionários aos professores e funcionários da instituição pesquisada.Os resultados dos dados coletados mostraram que tanto os professores e os funcionários têm consciência dos danos causados pela prática do bullying, a maioria deles sabe que ele precisa ser combatido com medidas sócio educativas, não conhecem a nova lei, mas ao serem expostos a ela, concordam com as medidas propostas e acreditam na sua eficácia. Professores e funcionários pesquisados acreditam que as medidas socioeducativas podem resolver as questões, mas reconhecem que não é uma tarefa fácil de ser executada, esperam que sempre a solução venha dos gestores da escola, colocam também a culpa na família e alguns funcionários colocaram a culpa nos professores. Ainda bem que a não é muito frequente a prática de bullying na escola, são crianças da educação infantil e do ensino fundamental – nas séries iniciais, mas elas existem e, precisam ser sanadas para se evitar que elas se proliferem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Mary Delane Gomes de Santanapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectSistema Educacionalpt_BR
dc.subjectMedida socioeducativapt_BR
dc.subjectMedida punitivapt_BR
dc.titleUma análise da opinião de professores e funcionários sobre a prática do bullying: um estudo de caso na EMEIF Mariana Nóbrega de Sousa em São José de Espinharas - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

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