Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19351
Título: | Uma análise da opinião de professores e funcionários sobre a prática do bullying: um estudo de caso na EMEIF Mariana Nóbrega de Sousa em São José de Espinharas - PB |
Autor(es): | Nascimento, Romildo Santos |
Palavras-chave: | Bullying Sistema Educacional Medida socioeducativa Medida punitiva |
Data do documento: | 25-Nov-2017 |
Resumo: | A recente tragédia escolar que ocorreu no país agora em outubro de 2017, o caso do adolescente de Goiana - GO, que por sofrer com o bullying pegou a arma dos pais e matou dois colegas de classe e feriu gravemente mais cinco, inclusive deixando uma colega paraplégica, novamente chamou a atenção do país para este problema, que cada vez mais encontra-se presente nas escolas brasileiras, sejam elas públicas e ou privadas.O presente trabalho intitulado uma análise da opinião de professores e funcionários sobre a prática do bullying, têm como objetivo analisar o nível de conhecimento dos professores e funcionários sobre como identificar os casos e sobre as medidas sócio educativas que se tornaram lei e devem servir de base para resolver os problemas, tanto da vítima como do agressor. Para a realização desse trabalho foi realizado além da pesquisa bibliográfica, um trabalho de campo, para aplicar os questionários aos professores e funcionários da instituição pesquisada.Os resultados dos dados coletados mostraram que tanto os professores e os funcionários têm consciência dos danos causados pela prática do bullying, a maioria deles sabe que ele precisa ser combatido com medidas sócio educativas, não conhecem a nova lei, mas ao serem expostos a ela, concordam com as medidas propostas e acreditam na sua eficácia. Professores e funcionários pesquisados acreditam que as medidas socioeducativas podem resolver as questões, mas reconhecem que não é uma tarefa fácil de ser executada, esperam que sempre a solução venha dos gestores da escola, colocam também a culpa na família e alguns funcionários colocaram a culpa nos professores. Ainda bem que a não é muito frequente a prática de bullying na escola, são crianças da educação infantil e do ensino fundamental – nas séries iniciais, mas elas existem e, precisam ser sanadas para se evitar que elas se proliferem. |
Descrição: | NASCIMENTO, R. S. Uma análise da opinião de professores e funcionários sobre a prática do bullying: um estudo de caso na EMEIF Mariana Nóbrega de Sousa em São José de Espinharas - PB. 2017. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19351 |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Romildo Santos Nascimento.pdf | 3.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.