Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19353
Título: Estudo da potencialidade de produção de biocombustíveis a partir da microalga Scenedesmus acuminatus em diferentes meios de cultivo
Autor(es): Brito, Yohanna Jamilla Vilar de
Palavras-chave: Microalga
Biocombustíveis
Scenedesmus acuminatus
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: O aumento populacional tem intensificado a busca por tecnologias mais limpas para a redução de emissões de poluentes oriundas da queima dos combustíveis fósseis. Uma alternativa promissora é a produção de biocombustíveis. Neste contexto, as microalgas apresentam-se por possuírem elevado teor lipídico, grande produtividade de biomassa e fácil adaptação. Dentre deste contexto as espécies de microalgas existentes a Scenedesmus acuminatus se destaca potencializando a produção de biocombustíveis. Porém, o elevado preço de produção dificulta o seu processo. Então, buscou-se estudar a possibilidade do uso de um meio de cultivo alternativo, um efluente doméstico, para minimizar os custos aliando ao alto poder de depuração da água residuária e redução do CO2. O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento da microalga Scenedesmus acuminatus em três meios de cultivo, dois deles sintéticos BBM (Bold´s Basal Medium) e WC (Wright’s Cryptophyte) e o outro meio, o efluente doméstico UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket), viabilizando a produção de biocombustíveis. O cultivo utilizando o meio UASB obteve a maior densidade celular, mas não apresentou diferenças estatisticamente significativas comparado aos outros meios do estudo. Em relação a velocidade de crescimento e tempo de geração, a Scenedesmus acuminatus se desenvolveu melhor no meio WC. Entretanto, os três meios de cultivo são considerados viáveis para a produção de biocombustíveis, visto que não foram apresentadas diferenças significativas entre os parâmetros. Porém, ao se levar em consideração ao custo, o meio de cultivo UASB é considerado mais viável.
Descrição: BRITO, Y. J. V. de. Estudo da potencialidade de produção de biocombustíveis a partir da microalga Scenedesmus acuminatus em diferentes meios de cultivo. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19353
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yohanna Jamilla Vilar de Brito.pdfPDF - Yohanna Jamilla Vilar de Brito9.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.