Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19384
Título: Do discurso do mestre ao “furo” possível como resposta do sujeito
Autor(es): Silva, Rafaela Elias da
Palavras-chave: Acolhimento
Desamparo
Psicanálise
Laços sociais
Data do documento: 7-Dez-2017
Resumo: Este artigo analisa a experiência de um trabalho realizado com um grupo de crianças e adolescentes em oficinas lúdicas numa instituição de acolhimento. Orienta-se pela perspectiva teórica e ética da psicanálise Lacaniana, e tem como objetivos: a) analisar o lugar do discurso da Instituição frente as respostas ao desamparo vivido pelas crianças e adolescentes acolhidos e b) analisar as possibilidades encontradas nos discursos dessas crianças para elaborar suas próprias histórias e respostas. Assim, por meio de oficinas semanais, com uma hora de duração, durante quatro meses, ofertamos um espaço lúdico para 11 crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos, em acolhimento institucional. Apesar de crianças em acolhimento partirem de tramas sociais e familiares as voltas com violência e desamparo, o discurso apresentado pela instituição se fundamentava na idealização de um modelo de criança e adolescente, de um saber imposto muitas vezes através do castigo como meio educativo, não considerando a história, a singularidade do sujeito e seu discurso particular, encarnando o discurso do mestre. De forma contrária, as oficinas sustentaram o lugar do discurso do analista, na função de causa para dar lugar ao discurso do sujeito, utilizando-se do brincar como um modo de fazer circular a subjetividade da criança, o resgate de sua história e as possibilidades de elaboração e respostas. Analisou-se um não saber inicial dito pelas crianças – desenhar, fazer, imaginar –, mas também, a circulação de implicar-se em querer conhecer, à medida que as oficinas aconteciam, do poder dizer, poder saber sobre si, poder construir. Um incipiente poder fazer com a própria realidade posta como questão.
Descrição: SILVA, R. E. da. Do discurso do mestre ao “furo” possível como resposta do sujeito. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19384
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaela Elias da Silva.pdfPDF - Rafaela Elias da Silva9.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.