Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19400
Título: | A ocorrência do ensino de Física nos anos finais do ensino fundamental e as competências necessárias para ensinar e aprender |
Autor(es): | Fernandes, Diego Cássio Garcia |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências Ensino de Física Aprendizagem Processo Didático |
Data do documento: | 2018 |
Resumo: | Considerando algumas experiências que tratam do ensino de Física nas escolas, é possível tratar especialmente no que se refere aos anos finais do Ensino Fundamental, que predomina uma metodologia de ensino puramente teórico que deixa a desejar a busca por uma prática de metodologias ativas mais diretamente ligadas aos conteúdos abordados e trabalhados em sala de aula. Essa prática pode vir a ser um facilitador para a aprendizagem. Apesar de o Ensino de Ciências (citado como um todo), e o Ensino de Física (citado como uma parte), terem ganhado gradativamente espaço no currículo escolar, ainda é notória a ausência de uma preparação significativa que conduza os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental para o Ensino Médio. Assim o objetivo desta pesquisa, é investigar como se apresenta o Ensino de Ciências para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e qual a parcela de participação da Física nesta etapa, e ainda, perante o olhar do professor, como está o processo de recepção por parte dos professores das competências para ensinar e aprender exigidas pela BNCC. Inicialmente se fundamentou este estudo com pesquisas de cunho Bibliográfico, que, por conseguinte, ganhou um caráter, no qual se obteve resultados quali-quantitativos. Para se chegar as conclusões, foram investigados através de questionário, uma amostra de vinte e dois (22) professores da área de Ciências Naturais, que atuam em cinco cidades diferentes que responderam sobre o processo didático e a forma metodológica como atuam em sala de aula, especialmente, no que se refere a ocorrência da Física inserida no Ensino de Ciências desde os anos inicias até os anos finais da Educação Básica. |
Descrição: | FERNANDES, D. C. G. A ocorrência do ensino de Física nos anos finais do ensino fundamental e as competências necessárias para ensinar e aprender. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19400 |
Aparece nas coleções: | 85 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Diego Cássio Garcia Fernandes.pdf | 8.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.