Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19427
Título: Proposta curricular da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Zumbi dos Palmares/Mari/PB
Autor(es): Souza, Maria Karla Linhares de
Palavras-chave: Currículo escolar
Professor
Educando
Data do documento: 2018
Resumo: O currículo expressa o conjunto de experiências vivenciadas no contexto educacional, ele reflete à identidade e a função social da escola, que orienta a prática pedagógica do educador e se concretiza na sala de aula, podendo favorecer uma aprendizagem significativa. Desse modo este trabalho pretendeu conhecer a proposta curricular da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Zumbi dos Palmares/Mari/PB. O referencial teórico foi embasado com as contribuições de Sacristan (2000), Arroyo (2011), Moreira (2007), Goodson (1995), entre outros. O presente trabalho seguiu a abordagem qualitativa, que segundo Oliveira (2007) permite ao pesquisador analisar, refletir e compreender, a partir métodos e técnicas, o seu objeto de estudo. Concretizada a partir da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Para a efetivação da pesquisa foi realizada entrevista com dois professores que atuam na escola. A partir das reflexões que permeiam este trabalho pode-se considerar que o currículo deve ser construído coletivamente, permitindo a autonomia do professor em adaptar o seu currículo, e incluir as experiências dos sujeitos que participam do processo de ensino- aprendizagem, assim valorizando os saberes, cultura e histórias dos educandos e do meio em que estes estão inseridos. Colaborando para a construção de uma visão crítica do mundo, podendo atuar ativamente e transformá-lo.
Descrição: SOUZA, M. K. L. de S. Proposta curricular da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Zumbi dos Palmares/Mari/PB . 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19427
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Karla Linhares de Souza.pdfPDF - Maria Karla Linhares de Souza4.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.