Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19478
Título: A literatura surda como mediadora do ensino de libras para crianças ouvintes na educação infantil
Autor(es): Silva, Ana Paula Nunes da
Palavras-chave: Literatura surda
Língua brasileira de sinais (Libras)
Crianças ouvintes
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho busca tecer uma análise sobre a importância da Literatura Surda como mediação no ensino de Libras para crianças ouvintes na educação infantil. Para tanto, a pesquisa objetiva promover uma investigação em uma turma da rede de ensino (privado) apresentando aos alunos (as) ouvintes uma experiência de conhecer uma segunda língua (Libras) a partir da Literatura Surda, o conto “O patinho feio” traduzido em língua de sinais. A finalidade é ensinar alguns vocabulários em Libras presentes na narrativa e demonstrar que é possível a aprendizagem das crianças através da contextualização da Literatura Surda. A pesquisa desenvolvida apresenta uma abordagem qualitativa exploratória, cujos dados que o embasam foram obtidos através de uma intervenção, realizada na Escola Educandário Pedro Cardoso, no município de Belém-PB. Para uma amostra mais significativa, recorremos, também, a registros iconográficos (fotografias e vídeos) das crianças. Como também, revisões bibliográficas de autores como Mourão (2011); Nichols (2016); Strobel (2008) entre outros. Percebeu-se que a Literatura Surda é uma grande ferramenta para o auxilio da aprendizagem da língua de sinais e o desenvolvimento cognitivo das crianças ouvintes. E diante das conclusões, a possibilidade de inserções metodológicas acerca do conhecimento da Libras com base na Literatura Surda ainda na educação infantil.
Descrição: SILVA, A. P. N. da. A literatura surda como mediadora do ensino de Libras para crianças ouvintes na educação infantil. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19478
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Nunes da Silva.pdfPDF - Ana Paula Nunes da Silva4.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.