Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19512
Título: O ensino de arte e sua colaboração no processo formativo dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Oliveira, José Hélio Queiroz de
Palavras-chave: Arte
Criança
Ensino-aprendizagem
Arte/educador
Data do documento: 18-Dez-2015
Resumo: O presente trabalho apresentado como monografia traz um levantamento a cerca do ensino de Arte ao longo dos anos, faz uma análise das propostas implantadas por diversos estudiosos em diferentes épocas, e como o ensino e a aprendizagem de artes foi tratado durante muitos anos nas escolas. Durante muito tempo, mesmo antes da escrita a Arte já tinha papel importante nas culturas primitivas, que evoluiu com a humanidade, poderíamos assim dizer, passando pelos séculos iniciais, entendidos como d.C. até os dias atuais. Que objetivos implica o ensino de Arte? O que difere no ensino de antes e de agora a partir da evolução? Esses entre outros questionamentos tomaram grandes proporções nas sociedades, que por sua vez tentaram de todas as formas encontrar a melhor maneira de abordar esse tema, mas que, na maioria delas, deixou a desejar, a partir dessas outras questões surgem naturalmente e precisam obter respostas, tais como: Qual a importância de estudar Arte? Porque com toda sua especificidade a Arte é tratada por muitos como disciplina secundária ou apenas como complemento? Numa pesquisa direcionada a essas e muitas outras abordagens acerca do ensino e aprendizagem de Arte nas escolas e sua importância no processo formativo escolar e social, individual e coletivo, procuramos objetivar sua especificidade e importância para a vida como um todo,não só na vida escolar ou acadêmica. Passeamos pela história do ensino de Arte e nela pudemos de forma clara identificar as dificuldades e avanços, traçando metas para modificar quando necessário ou redirecionar o ensino e a aprendizagem de Arte nas series iniciais, foco da nossa abordagem de pesquisa e elaboração do trabalho.
Descrição: OLIVEIRA, J. H. Q. O ensino de arte e sua colaboração no processo formativo dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19512
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Hélio Queiroz de Oliveira.pdfPDF - José Hélio Queiroz de Oliveira62.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.