Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19517
Título: Avaliação do estado de conservação dos óleos refinados de soja e de girassol reutilizados após frituras sucessivas
Autor(es): Lima, Katharina Sophia Marques de
Palavras-chave: Ácidos graxos
Oxidação
Degradação
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: O consumo de alimentos fritos tem aumentado consideravelmente nos últimos anos devido ao processo de fritura ser uma alternativa rápida e prática para a população que dispõe de pouco tempo. Nesse processo, o óleo interage com o ar, a água e outros componentes dos alimentos que estão sendo fritos, gerando compostos desagradáveis e não saudáveis quando utilizado por longos períodos, conferindo ao alimento diferentes características sensoriais. Portanto, o estudo teve por objetivo analisar o grau de degradação dos óleos de soja e de girassol, comercializados na cidade de Campina Grande/PB, quando submetidos a dez sucessivas frituras, na temperatura de 180ºC ± 5ºC, em fritadeiras domésticas. O processo foi simulado no laboratório de análise físico-químicas do Núcleo de Pesquisa em Alimentos (NUPEA), da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, para avaliar os parâmetros físicos e físico-químicos: densidade relativa, índice de refração, índice de acidez e índice de saponificação. O óleo de girassol apresentou uma coloração mais escura do que o óleo de soja ao final do processo, devido a quantidade de ácidos graxos poli-insaturados ser maior.
Descrição: LIMA, K. S. M. de. Avaliação do estado de conservação dos óleos refinados de soja e de girassol reutilizados após frituras sucessivas. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19517
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Katharina Sophia Marques de Lima.pdfPDF - Katharina Sophia Marques de Lima16.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.