Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19522
Título: Promoção de cerveja artesanal de alta fermentação puro malte do tipo Ale
Autor(es): Assis, Higo Moreira de
Palavras-chave: Cerveja
Alta fermentação
Fermentação alcoólica
Data do documento: 6-Dez-2017
Resumo: A cerveja é uma bebida obtida a partir da fermentação alcoólica do mosto cervejeiro oriundo do malte de cevada, água potável e adição de lúpulo, por ação de leveduras, adicionados ou não de adjuntos, podendo ser produzida em diversos sabores e de formas variadas. Esse trabalho teve como objetivo a produção de uma cerveja artesanal de alta fermentação puro malte do tipo Ale em escala laboratorial, inoculada com leveduras Saccharomyces cerevisiae à temperatura entre 27 e 30ºC, por 24 horas. As amostras de caldo fermentativo foram coletadas a cada 6 horas, para o acompanhamento dos parâmetros físico-químicos: teor alcoólico, açucares solúveis e pH e microbiológicos com contagem de células microbianas. Observou-se que no ponto final do processo fermentativo se deu ao teor alcoólico de 7,3ºGL permanecendo dentro dos padrões de legislação para cervejas do tipo Ale. Concluiu-se, portanto, que a cerveja artesanal de alta fermentação puro malte do tipo Ale produzida indica ser viável, do ponto de vista do acompanhamento dos parâmetros de acordo com o regulamento da LEI N 8.918, de 14 de julho de 1994.
Descrição: ASSIS, H. M. de. Promoção de cerveja artesanal de alta fermentação puro malte do tipo Ale. 2017. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19522
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Higo Moreira de Assis.pdfPDF - Higo Moreira de Assis11.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.