Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19536
Título: A alfabetização no transtorno do espectro autista (TEA): a realidade de uma professora em Campina Grande - PB
Autor(es): Barroso, Camila Galdino
Palavras-chave: Educação inclusiva
Autismo
Alfabetização
Data do documento: 21-Fev-2018
Resumo: O aumento de matrículas referente às crianças autistas nas escolas regulares trouxe uma grande necessidade de estudos e pesquisas que aprofundem os conhecimentos em relação aos métodos que são utilizados nas escolas e transmitidos a essas crianças. Muitas vezes as estratégias para envolver o aluno com autismo no mundo das letras demoram a surgir, desestimulando o professor responsável pela a aprendizagem desse aluno. Este trabalho tem como objetivo compreender a perspectiva de uma educadora referente à alfabetização de uma criança autista no 2° ano do ensino fundamental. A recente pesquisa foi de cunho qualitativo, utilizando assim uma entrevista semiestruturada com a educadora do ensino fundamental de uma escola municipal localizada em Campina Grande – PB. Observamos que escola não disponibiliza materiais pedagógicos especializados para o ensino do aluno, criando desta forma uma barreira para a inclusão do mesmo no ensino regular. Através da entrevista, verificamos que a professora possui alguns conhecimentos ao autismo, mas sua metodologia ocorre de forma tradicional, não utilizando nenhum método específico ou algo que estimule a aprendizagem da criança. Concluímos que ainda é possível nos deparar com profissionais não qualificados na rede regular e professores que não estimulam as crianças autistas independentemente do déficit ou nível que ela encontra-se, pois é papel do professor e da escola impulsionar os recursos insubstituíveis para uma educação inclusiva de qualidade.
Descrição: BARROSO, C. G. A alfabetização no transtorno do espectro autista (TEA): a realidade de uma professora em Campina Grande - PB. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19536
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - CAMILA GALDINO BARROSO.pdf828.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.