Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1954
Título: Atividades lúdicas no berçário
Autor(es): Morais, Ana de Fátima
Palavras-chave: Educação Infantil
Atividades Lúdicas
Berçário
Criança
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: A educação infantil é uma fase essencial para o desenvolvimento da criança, por isso é considerada uma etapa de grande relevância em sua vida. Na fase de 0 a 2 anos de idade as crianças se encontram no processo de descoberta do mundo, tornando-se evidente a percepção, a capacidade de aprendizagem, a receptividade, a criatividade, os desejos, a curiosidade em explorar e/ou manusear objetos que estão ao seu alcance, enfim, brincar. Desde o nascimento, a criança está inserida num contexto social e neste participa ativamente, apresentando uma capacidade de percepção e compreensão que precisa ser utilizada e valorizada nas instituições de educação infantil. Entretanto, percebe-se que o trabalho pedagógico em muitas creches, especificamente nos berçários, é desvalorizado. Alguns educadores parecem não acreditar que crianças desta faixa etária possuem capacidades que precisam ser estimuladas através de atividades lúdicas que visam a favorecer o seu desenvolvimento. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar como crianças, que frequentam berçários em instituições escolares, interagem com as atividades lúdicas, bem como, discutir a importância destas atividades nas práticas pedagógicas, no cotidiano, na vida e no desenvolvimento de bebês. O estudo caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação e foi realizada em uma instituição pública do município de Alagoa Nova – PB, a Creche Professor Clodomiro Leal, no período de abril a maio de 2011, no turno da tarde. Na análise dos dados, comprovamos que o trabalho pedagógico que contemple o lúdico no berçário é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Nesta perspectiva, conclui-se que trabalhar com o lúdico é favorecer a aquisição de novas competências e habilidades e contribuir de forma significativa para o desenvolvimento global dos bebês. Por fim, é importante ressaltar que o (a) docente em sua atuação no berçário deve conhecer e refletir acerca de teorias direcionadas ao processo histórico, pedagógico e ao desenvolvimento das crianças, como uma forma de conhecê-las e valoriza-las, visto que os bebês são ativos e participativos e adquirem conhecimento de diversas formas e em diversos lugares.
Descrição: Morais, A. de F. Atividades lúdicas no berçário. 2012. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1954
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana de Fátima Morais.pdfAna de Fátima Morais498.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.