Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19543
Título: Teoria da educação kantiana: o fundamento do aperfeiçoamento humano
Autor(es): Costa, Rafaella Silveira Sucupira da
Palavras-chave: Kantismo
Educação
Humanidade
Pedagogia
Data do documento: 12-Mar-2017
Resumo: Este trabalho de pós-graduação em filosofia pretende analisar a teoria da educação do filósofo Immanuel Kant a fim de compreender como a educação pode desempenhar papel essencial no aperfeiçoamento da natureza humana. Portanto, partimos da seguinte hipótese: a educação, quando pautada no ideal de humanidade, é a chave do aperfeiçoamento do homem enquanto espécie humana. Para esse fim, dividimos nosso trabalho em três capítulos. No primeiro capítulo, denominado A teoria da educação kantiana, aspiramos analisar a teoria da educação kantiana em seus aspectos físico e prático. No segundo capítulo, A pedagogia do Esclarecimento, pretendemos compreender como a pedagogia kantiana pode contribuir para a efetivação da autonomia do pensamento e do esclarecimento moral. E, por fim, no terceiro capítulo, Da educação kantiana ao ideal de humanidade, buscamos compreender como o modelo educacional pautado no ideal de humanidade é a chave para o aperfeiçoamento da natureza humana. Logo, buscaremos defender a hipótese de que é possível um modelo de educação com fins ao progresso da natureza humana.
Descrição: COSTA, R. S. S. da. Teoria da educação kantiana: o fundamento do aperfeiçoamento humano. 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19543
Aparece nas coleções:I - EFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAELLA SILVEIRA SUCUPIRA DA COSTA - PDF.pdf659.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.