Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19544
Título: Filosofia e prática de ensino: propostas e estratégias para uma docência mais dinamizada
Autor(es): Gomes, Danuza Brito
Palavras-chave: Ensino de filosofia
Formação do cidadão
Ensino aprendizagem
Formação de professores
Data do documento: 24-Mai-2019
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade mostrar a importância do ensino de Filosofia para a formação do cidadão, evidenciando o papel da escola e do professor nesse processo de ensino-aprendizagem. Com o auxílio de referenciais teóricos busca-se também apresentar metodologias, que despertem o interesse dos alunos para o filosofar, contribuindo para um ensino de Filosofia mais ativo. Por fim, apresenta-se propostas e estratégias que colaboram com uma docência de Filosofia mais dinamizada, propondo o uso de formas lúdicas e dinâmicas; fugindo um pouco do ensino tradicional, mostrando, a partir do estudo dos mais variados temas que a Filosofia está presente no dia-a-dia do aluno. Percebe-se que a disciplina de Filosofia passa por diversos conflitos dentro do currículo escolar, e que necessita-se de incisivas mudanças no currículo do Ensino Médio para que se desenvolva um ensino-aprendizagem de qualidade, que busque a atenção dos alunos e contribua para a formação de cidadãos críticos e autônomos.
Descrição: GOMES,D. B. Filosofia e prática de ensino: propostas e estratégias para uma docência mais dinamizada. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19544
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - DANUZA BRITO GOMES.pdf846.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.