Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19559
Título: Ensino de Química utilizando como tema gerador: A crise no abastecimento de água no município de Algodão de Jandaíra
Autor(es): Silva, Ivannia Santos
Palavras-chave: Ensino de Química
Tratamento de água
Poluição
Educação Química
Data do documento: 30-Nov-2018
Resumo: É evidente que a química estar inserida em vários processos do nosso cotidiano, onde parte da população e principalmente alunos que já tiveram contato com a disciplina, nem sempre tem essa visão. Diante desse cenário, trazer o ensino de química para o dia-a-dia do aluno faz com que os conteúdos sendo muitas vezes julgados por eles como de difícil compreensão se tornem mais fácil. A água por ser um elemento indispensável para a sobrevivência pode ser um aliado nesse processo de aprendizagem. Na cidade de Algodão de Jandaira, localizada no Curimataú Paraibano, região que sofre com a escassez de água, boa parte da população não tem o devido conhecimento da qualidade da água que chega à suas casas, já que a cidade não dispõe de um sistema de tratamento adequada. Com base nisso, a pesquisa teve como objetivo apresentar aos alunos do 2° ano do ensino médio, através da prática pedagógica, como a química é aplicada no meio social a partir do ―Tema Gerador: Crise hídrica e as etapas do tratamento de água‖. Foi utilizada a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos proposto por Delizoicov (2005) e a experimentação problematizadora. De acordo com os resultados obtidos foi possível concluir que para a realização de atividades diferenciadas em sala de aula e que faça o aluno a participar de forma ativa, basta que o professor modifique as suas praticas de modo que os alunos possam reconhecer a ciência (química) como parte integrante do seu meio no qual estamos integrados.
Descrição: SILVA, I. S. Ensino de Química utilizando como tema gerador: A crise no abastecimento de água no município de Algodão de Jandaíra. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19559
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivannia Santos Silva.pdfPDF - Ivannia Santos Silva12.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.