Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19598
Título: A divulgação científica nas mídias sociais: Análise da plataforma Biologia Total
Autor(es): Gomes, Morgana Conceição da Cruz
Palavras-chave: Mídias sociais
Divulgação científica
Biologia Total
Data do documento: 8-Fev-2018
Resumo: A Divulgação Científica diz respeito à difusão do conhecimento científico para um público- alvo específico que pode não ser especializado em determinada temática. Em termos de gênero textual, a divulgação científica tem características específicas e uma função social peculiar. Trata-se de um gênero discursivo expositivo e argumentativo bastante utilizado no ambiente acadêmico, apresentando uma linguagem clara e objetiva e termos técnicos da área. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo refletir acerca do papel da divulgação científica na sociedade e suas implicações nas mídias sociais. Para isso, analisamos a plataforma Biologia Total, presente em diferentes mídias sociais, das quais nos detivemos ao site, ao blog, à página no Facebook e ao canal no YouTube. O conteúdo do Biologia Total nessas mídias foi analisado no que diz respeito aos discursos primários, os de divulgação científica e os didáticos. Concluímos que a plataforma do Biologia Total desenvolve um trabalho de divulgação científica com discurso didático, uma vez que seu público-alvo é composto por jovens: cursando/tenham concluído o Ensino Médio; que estejam em preparação para o ENEM; e/ou estudantes do Ensino Superior. Assim, a plataforma aborda os conteúdos de Biologia do Ensino Médio e Superior, ao mesmo tempo que dissemina o conhecimento científico, adaptando artigos científicos para o seu público-alvo. Essa divulgação científica no Biologia Total tem alcance quando acompanhamos o número de curtidas, compartilhamentos e comentários nas mídias sociais, contribuindo não apenas para o Ensino de Biologia, como também para o debate de temas atuais e/ou polêmicos.
Descrição: GOMES, M. C. da C. A divulgação científica nas mídias sociais: Análise da plataforma Biologia Total. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19598
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Morgana Conceição da Cruz Gomes.pdfPDF - Morgana Conceição da Cruz Gomes32.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.