Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1962
Título: Supervisão educacional uma prática na educação infantil
Autor(es): Santos, Kézia Yonara Soares dos
Palavras-chave: Supervisão Escolar
Práticas Educacionais
Planejamento Escolar
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O presente artigo, resultante do trabalho desenvolvido como exigência do componente curricular Prática Pedagógica IV, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, teve como objetivo vivenciar a função supervisora partindo da relação teoria e prática. Durante muito tempo o supervisor foi visto como um fiscalizador, executor de ações para serem desempenhadas na escola. Essa visão vem mudando ao longo do tempo e podemos perceber a importância do supervisor na busca da reflexão e coordenação das ações pedagógicas dentro da escola, através de reuniões entre seus membros. Devemos desmistificar a visão que os professores têm de que as reuniões pedagógicas são reuniões burocráticas e de caráter formal, onde muito se ordena e pouco se discute como anda a aprendizagem dos alunos. Pelo contrário, as reuniões pedagógicas devem ser espaços de reflexão, discussão e produção de conhecimento dos professores. É um espaço para discussões de questões essenciais para as atividades docentes, partindo do cotidiano escolar, no qual o supervisor é o coordenador e articulador das ações educativas, transformando-o em um lócus de formação continuada. Um dos instrumentos que podemos utilizar nas reuniões pedagógicas é o planejamento. O planejamento é uma das ferramentas utilizadas pelo supervisor para conhecer a realidade escolar e as necessidades dos profissionais da escola. O que nos motivou a desenvolver esse trabalho na creche Antônia Barreto (nome fictício) foi o anseio de dar essa nova roupagem à função supervisora, numa tentativa de fazer diferente da prática rotineira que vimos no dia-a-dia. Desse modo, a prática foi desenvolvida em duas etapas: na primeira, procedemos à coleta de dados da instituição e entrevistas com todos os profissionais da escola, técnicos e professores; na segunda etapa procedemos à elaboração e execução do projeto de prática, através da identificação dos problemas com base nos dados coletados. Diante dos resultados, podemos perceber que nossos objetivos foram alcançados, pois conseguimos despertar nas professoras, a necessidade de buscar ações de mudança e de transformação da realidade em que elas se encontravam, bem como chamar a tenção para a importância delas na no planejamento das atividades.
Descrição: Santos, K. Y. S. dos. Supervisão educacional uma prática na educação infantil. 2011. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1962
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kézia Yonara Soares dos Santos.pdfKézia Yonara Soares dos Santos2.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.