Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19634
Título: Letramento literário: formando leitores críticos através da obra "O Alienista", de Machado de Assis
Autor(es): Silva, Edilma dos Santos
Palavras-chave: Letramento literário
Leitura literária
O Alienista
Sala de aula
Data do documento: 2018
Resumo: O letramento literário promove atividades de leitura literária enquanto prática social, levando os alunos a compreenderem o meio em que vivem, desenvolvendo suas habilidades critica e reflexivas, colaborando assim para sua vida de leitor proficiente. Através do presente Trabalho de Conclusão de Curso, objetivamos apresentar uma proposta pedagógica de letramento literário a partir da obra “O alienista”, de Machado de Assis com vistas ao desenvolvimento de atividades de leitura e escrita dos educandos do 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, especificadamente em uma turma de nono ano. Para tanto, propomos uma intervenção por meio da proposta da sequência didática, de Rildo Cosson (2016), que se articula aos aportes teóricos de Bordini e Aguiar (1988), Cosson (2010; 2014; 2016), Colomer (2007), entre outros. A nossa intenção foi, através da sequência básica, apresentar caminhos para se abordar o conto “O Alienista” (2014), e demonstrar que é possível novos rumos às aulas de literatura na escola, contribuindo para a formação do aluno leitor crítico, bem como de alunos instigados a prática de leitura literária e de sua interpretação. Assim, a leitura de literatura na escola, deve acontecer a partir da leitura dos textos e não da leitura da história da literatura, para que assim possamos formar leitores críticos capazes de construir sentidos aos textos literários, leitores que aprenderão a ler e a gostar de ler. É função da escola enquanto principal agência de letramento promover a inserção dos alunos nesse mundo da leitura literária.
Descrição: SILVA, E. dos S. Letramento literário: formando leitores críticos através da obra "O Alienista", de Machado de Assis. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19634
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edilma dos Santos Silva.pdfPDF - Edilma dos Santos Silva3.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.