Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19636
Título: A realidade sem retoque em quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina de Jesus
Autor(es): Targino, Janine de Andrade
Palavras-chave: Carolina de Jesus
Favela
Realidade
Social
Data do documento: 6-Jun-2019
Resumo: Este trabalho teve como objetivo discutir os aspectos sociais no romance Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina de Jesus, atentando para a natureza biográfica da obra na qual a autora figura como narradora e personagem de sua própria história, uma mulher negra, pobre, catadora de papel e moradora da favela de Canindé na grande São Paulo. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de ampliar o debate sobre a literatura de autoria feminina, sobretudo no que concerne à escrita simples, mas contundente de Carolina de Jesus para denunciar a realidade da vida de quem mora em uma favela sem qualquer assistência básica de saúde, infraestrutura, educação, moradia e emprego. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa buscou respaldo teórico em alguns autores como: Candido (2010), Cordeiro (2006), Sharpe (1992), Young (2002), Dalcastagnè (2012), dentre outros. Dito isso, esperamos que esta pesquisa possa acrescentar aos estudos literários uma provocação sobre a literatura de Carolina de Jesus, uma escritora ainda pouco estudada nas universidades brasileiras.
Descrição: A realidade sem retoque em quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina de Jesus. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19636
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janine de Andrade Targino.pdf7.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.