Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19642
Título: O estágio supervisionado na perspectiva do olhar profissional docente
Autor(es): Oliveira, Soraia Carneiro de
Palavras-chave: Formação Inicial
Estágio Supervisionado
Relação colaborativa
Olhar docente
Data do documento: 6-Jun-2019
Resumo: Este estudo insere-se nas pesquisas relacionadas a formação inicial do professor, tendo como referência o Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura Plena em Letras/Português da UEPB, especificadamente, do Campus IV. Desse modo, esse trabalho objetiva mostrar a percepção do professor titular sobre o Estágio Supervisionado do Curso de Letras da UEPB/Campus IV e a atuação dos alunos estagiários em sua ação docente. Para tanto, definimos como objetivos específicos, compreender como ocorrem as relações colaborativas entre a UEPB/ Campus IV e a Escola Campo de Estágio, bem como compreender a percepção dos professores regentes sobre o desempenho dos alunos do Curso de Letras no Estágio Supervisionado nos anos do Ensino Médio. Utilizamos assim, a entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados. Para análise do discurso, nos apoiamos nas explicitações de Orlandi (1983). Para o aprofundamento dos conhecimentos relacionados a formação inicial do professor, ao Estágio Supervisionado e as relações entre instituições de ensino, recorremos a teóricos como Medeiros (2005), Pimenta (1999), Lima (2012), Freire (2005), Saviani (2008), entre outros que discorrem sobre o tema em questão. Evidenciamos que há fragilidades nas relações colaborativas entre as instituições (Universidade e Escola campo de estágio) que necessitam serem sanadas. No tocante, especificamente a vivência específica de sala de aula, ou seja, professores em sua atuação docente, cabe melhor articulação entre teoria e prática, buscando a superação de dificuldades apresentadas pelos alunos com vistas a promover uma melhor formação inicial aos alunos estagiários, futuros profissionais da educação.
Descrição: O estágio supervisionado na perspectiva do olhar profissional docente. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19642
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Soraia Carneiro de Oliveira.pdf8.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.