Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19646
Título: A arte e a criança com deficiência visual
Autor(es): Queirós, Nely Gonçalves
Palavras-chave: Educação infantil
Deficiência visual
Lúdico
Arte
Data do documento: 5-Dez-2018
Resumo: O tema que norteia esta pesquisa se refere a arte. O mesmo tem por objetivo apresentar a importância do ensino lúdico através da arte para o processo de aprendizagem de crianças com deficiência visual. A metodologia utilizada se caracteriza como descritiva, de abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada no Instituto dos Cegos de Campina Grande, nos períodos de: 18 de março de 2016 à 29 de abril de 2016; e 26 de setembro de 2016 à 19 de outubro de 2016; no horário de 13:30hs às 17:00hs; com quatro crianças cegas. Os resultados demonstraram que as crianças com deficiência visual (mais do que as videntes) necessitam de participar na escola de atividades artísticas, pois estas possuem poucas fontes de prazer, e muitas vezes são excluídas pela família do universo artístico, por acreditar que a arte só cabe aos videntes. Concluímos então, que o ensino de arte não deve ser negado aos alunos com deficiência visual só porque possuem a visão comprometida, pois esses alunos são capazes de aprender, reproduzir e criar arte através dos demais sentidos remanescentes: o tato, o olfato, o paladar e a audição. Cabe ao (a) professor(a) possibilitar aos seus alunos o acesso ao conhecimento, à comunicação e à aprendizagem significativa, estimulando nos alunos a autoexpressão, a criatividade e as possibilidades de transformação, garantindo assim a inclusão de forma adequada e o sucesso da aprendizagem.
Descrição: QUEIRÓS, N. G. de. A arte e a criança com deficiência visual. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19646
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - NELY GONÇALVES QUEIRÓS.pdf396.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.