Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19682
Título: Psicogênese da Língua Escrita: o desenvolvimento da escrita em turmas do ciclo de alfabetização do ensino fundamental, a partir dos estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1985)
Autor(es): Leal, Adriana Ferreira Dantas
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Aprendizagem
Psicogênese
Data do documento: 18-Dez-2015
Resumo: O presente trabalho aborda questões relativas à alfabetização e ao letramento no que diz respeito à relação desses conceitos para a aprendizagem da criança do 1º ano do Ensino Fundamental I, evidenciando resultados da pesquisa Psicogênese da língua escrita, de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1985), em seus aspectos linguísticos pertinentes à alfabetização, discutindo a aplicação dessa teoria e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o texto visa contribuir para repensar nossa prática pedagógica como professores alfabetizadores, abordando perspectivas teóricas que evidenciam propostas didáticas para alfabetizar letrando. A forma de pesquisa para elaboração desse trabalho foi bibliográfica, com um estudo de caso através da aplicação de uma avaliação diagnóstica com alguns alunos, para conhecer e entender os processos e formas na qual a criança chega a ler e escrever. Palavras-chave: Alfabetização. Letramento.
Descrição: LEAL, A. F. D. Psicogênese da Língua Escrita: o desenvolvimento da escrita em turmas do ciclo de alfabetização do ensino fundamental, a partir dos estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1985). 2015. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia do PARFOR EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19682
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Ferreira Dantas Leal.pdfPDF - Adriana Ferreira Dantas Leal125.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.