Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19704
Título: Compreendendo a Educação Física na escola indígena a partir de documentos legais durante o Estágio Supervisionado III
Autor(es): Azevedo, Renata Sousa
Palavras-chave: Educação Física
Escola indígena
Educação indígena
Documentos legais
Data do documento: 8-Jun-2018
Resumo: O presente trabalho procurou apresentar a relação do índio com a escola e teve como objetivo compreender a Educação Física na escola indígena, a partir da Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, documentos que asseguram a atuação diferenciada nessa modalidade de ensino, dialogando com documentos norteadores como o Referencial Curricular Nacional Para Escolas Indígenas, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular. O estudo foi realizado durante o Estágio Supervisionado III, e se tratou de um estudo documental de natureza qualitativa do tipo documental. Através das análises, discussões e diálogos foram relatados a experiência de Estágio Supervisionado na escola indígena, observações do cenário dessa experiência e as afirmações dos documentos, garantindo uma Educação Escolar Indígena diferenciada, multicultural, multilíngue e autônoma. Durante as discussões se fez diálogos apontando aproximações e distanciamentos da escola visitada sob o olhar dos documentos regulatórios, e foi concluído a autonomia das escolas indígenas para organizarem suas atividades letivas em séries anuais, períodos semestrais ou ciclos, e que o professor que atua na escola indígena precisa garantir os saberes da cultura indígena, de forma a valorizar a identidade dessa matriz.
Descrição: AZEVEDO, R. S. Compreendendo a Educação Física na escola indígena a partir de documentos legais durante o Estágio Supervisionado III. 2018. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19704
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Sousa Azevedo.pdfPDF - Renata Sousa Azevedo20.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.