Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19737
Título: O profissional de Psicologia no CREAS: Possibilidades e desafios
Autor(es): Melo, Amanda Raylla da Silva
Palavras-chave: Psicologia social
Sistema Único de Assistência Social - SUAS
Assistência social
Data do documento: 11-Jun-2018
Resumo: A partir da constituição do SUAS, abre-se um novo campo de atuação para a psicologia, resultando em um aumento na participação de psicólogas (os) nas políticas de assistência social do país. O atual trabalho investigou as condições e possibilidades da atuação do profissional de psicologia inserido neste contexto, mais especificamente na Proteção Social de Média Complexidade representado pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social, o CREAS. A inserção do psicólogo nas políticas públicas, junto à equipe multidisciplinar, é considerada de importância fundamental para alcançar os objetivos propostos na atual política de assistência social ratificada pelo Sistema Único de Assistência Social. Entretanto, levando em consideração que a abertura deste campo é relativamente nova, foi verificado junto a uma profissional atuante no CREAS de Lagoa Seca - PB quais as condições de trabalho e recursos metodológicos e técnicos disponíveis para o psicólogo no contexto das políticas de assistência. A metodologia proposta é um estudo qualitativo nos moldes do estudo de caso, utilizando como instrumentos de coleta a observação participante e uma entrevista semiestruturada, que foi analisada a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que o trabalho da assistência conta com diversas complexidades que ainda perpassam pela visão assistencialista, inclusive a partir dos profissionais da própria rede.
Descrição: MELO, A. R. da S. O profissional de Psicologia no CREAS: Possibilidades e desafios. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19737
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Raylla da Silva Melo.pdfPDF - Amanda Raylla da Silva Melo11.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.